5 Dicas infalíveis para você crescer o seu negócio

Mesmo em tempos de crise
Share

fun
Volta e meia quando vou a algum encontro de empresários as pessoas me perguntam como vão os negócios e quando eu respondo que estamos excelentes crescendo a cada ano, logo me olham com um olhar desconfiado (provavelmente achando que estou no ramo de tráfico de drogas).

É claro que não sou nenhum alienado e sei que boa parte do país está vivendo em crise, eu entendo isso, mas eu e minhas empresas decidimos não participar dela.

Hoje eu quero te dar 5 dicas COMPROVADAS que você pode utilizar se também quiser NÃO PARTICIPAR dessa crise que está por aí.

1. Pare de culpar a economia

Eu aprendi muito sobre economia com a minha mãe. Ela ganhava um salário mínimo, trabalhava fora o dia todo, sustentava uma casa, ajudava a família em outro estado e mesmo assim, ela comprou uma casa, me emprestou dinheiro quando montei um dos meus primeiros negócios, educou dois filhos num ambiente extremamente hostil e em condições desfavoráveis e fez deles dois homens de sucesso cada um em sua área.

Ela tinha suas preferencias partidárias, mas nunca ouvi ela se queixando da economia e da política e quanto dizia que ia realizar alguma coisa ela ia lá e simplesmente dava duro até conseguir. Ela sabia que reclamar não ia por comida na mesa então se as coisas ficavam mais difíceis ela simplesmente trabalhava mais.

2. Não pense em COMPETIR em sim em DOMINAR

Quando você fica pensando em como competir com alguém suas ações passam a serem dependentes da ação do seu concorrente e você se torna reativo.

Quando o mundo passou por uma grande crise em 2008 onde milhares de empresas no Brasil estavam demitindo pessoas, abaixando seus preços e alongando seus prazos para SOBREVIVER na crise, a White Martins contratou um time de consultores de negócios (do qual esse que vos fala fez parte) para implantar um projeto de aumento de preços, redução de prazos de pagamento e otimização dos processos de negócios.

E quando todos os seus concorrentes viram ela fazendo isso tentaram copiar o modelo, mas era tarde demais, ela já havia dominado o mercado.

3. Vá no DETALHE com sua equipe.

Não importa qual o seu mercado, produto ou serviço sempre haverá coisas que você pode melhorar para tornar sua empresa mais eficiente, melhorar seus processos, reduzir custos fazer mais com menos.

Promova uma reestruturação na sua equipe, encontre pessoas que tem tempo ocioso, dinheiro jogado fora, re-invente tudo como se estivesse começando do zero.

Toda semana eu pergunto aos meus colaboradores coisas como: O que você fez semana passada ? Como podemos fazer isso melhor ? Que outras oportunidades não estamos enxergando ?

4. Otimize seu tempo usando a tecnologia disponível.

Tempo é o principal ativo de um empreendedor e você precisa valorizar e aproveitar isso da melhor maneira possível para planejar e executar o crescimento do seu negócio

Hoje pela manhã fiz uma reunião por Skype com um membro da minha equipe, troquei mensagens pelo whatshap com dois clientes e enviei instruções sobre um projeto para outro, gravei uma sacadas pelo meu snapchat (que serão editadas e vão virar um vídeo para o meu canal no Youtube e minha página no Facebook ) tudo isso enquanto caminhava e me exercitava.

5. Invista nos seus clientes

Pesquisas indicam que conquistar um cliente novo é 11 vezes mais caro do que vender para um cliente antigo, então o que você tem feito para aproveitar melhor o potencial das pessoas que já compraram com você ?

Visite mais seus clientes, veja como pode vender-lhes outros produtos ou serviços, crie produtos recorrentes de pagamento mensal, ofereça soluções para outros problemas, adicione serviços aos seus produtos e produtos aos seus serviços para complementar a entrega.

A única coisa que pode comprometer o crescimento do seu negócio é a falta de informação e se esse for o seu caso quero te convidar a participar do seminário ONLINE E GRATUITO que eu e meu amigo Claudio Nasajon estaremos organizando entre os dias 04 e 08 de Abril sobre como construir uma EMPRESA VENDÁVEL, um negócio que outros queiram comprar.

Pense Grande,

SS

Share

Comente com Facebook

Share