Como Crescer Mais

Trabalhando Menos
Share

A maioria dos empreendedores tem a crença de que crescer um negócio só é possível se ele trabalhar duro. Mas se isso fosse verdade nenhum empreendedor que trabalhasse muito iria quebrar um dia.

A verdade é que pessoas que trabalham duro falham tanto quanto pessoas que não agem assim. A única diferença é que no final do dia os que trabalham duro estão mais exaustos… Não estou dizendo com isso que um negócio se mantenha sem trabalho, não é isso. Trabalho é importante, mas trabalhar de forma inteligente é mais importante ainda.

O maior gargalo para o crescimento do seu negócio é… você!

Pense comigo… Seu negócio não iria crescer muito mais rápido se você pudesse se concentrar naquilo que você faz de melhor e delegar o resto?

Seu negócio poderia ser mais ágil, mais produtivo se você focasse nos seus pontos fortes. E que deixasse outras pessoas trabalharem nas outras áreas que elas dominam até mais do que você ?

Assim você poderia fazer aquilo que você ama e sabe fazer bem e as outras pessoas também poderiam fazer aquilo que amam e sabem fazer de melhor.

O perigo de você querer fazer tudo sozinho

Se o seu negócio “depende” de você estar ali para crescer, cedo ou tarde isso vai acabar mal.

Primeiro porque o crescimento fica limitado a sua capacidade de entrega daquilo que tem que ser feito.
Segundo porque você fica cada vez mais tenso a medida em que as coisas não puderem ser concluidas devido a sua própria limitação.

Terceiro porque você fica cada vez mais ocupado e estressado e com isso não tem mais tempo para contratar e nem treinar ninguém direito.

E no final disso tudo você vai estar preso num círculo vicioso de cada vez mais trabalho e menos resultado que pode levar a decadência do seu negócio em pouco tempo.

Um negócio é um sistema

A maioria dos empreendedores têm todo o funcionamento do seu negócio dentro de sua cabeça: decisões, processos, demandas e etc… Dessa forma você tem que estar diretamente envolvido em tudo o ou as coisas não acontecem.

Isso torna difícil e lento treinar outras pessoas já que está tudo na sua cabeça e não em um sistema documentado em algum lugar.

Ter sistemas de negócios vai deixar as pessoas independentes para funcionarem de forma autônoma de modo que você possa gerenciar somente os resultados.

Abrir mão do controle é difícil

Reconheço que não é fácil fazer isso.

Quando a gente passa tanto tempo fazendo “microgerenciamento” e nos acostumamos a ser um filtro de tudo o que acontece no nosso negócio pode não ser muito fácil abrir mão de verem as coisas sendo feitas de um jeito diferente do modo que normalmente fazemos.

Nessas horas o melhor é relaxar e ter paciência, com o tempo você vai perceber que as pessoas vão estar fazendo as coisas melhores do que você.

A palavra de ordem é… alavancagem!

Alavancagem é quando você consegue mais resultado com menos esforço…

Contratar uma equipe que custa 100,00 por hora e extrair dela somente 50,00 a hora em resultados é um mal negócio.

Obviamente você precisa fazer mais dinheiro com sua equipe ( direta ou indiretamente) do que ela custa para você.

Como começar a construir sua equipe

Comece fazendo uma lista de todas as tarefas que você executa no seu negócio e ao lado de cada uma delas dê uma nota entre 1 e 3 quanto ao tamanho do resultado que ela traz para o seu negócio algo do tipo: 3 = Muito resultado; 2 = Médio Resultado; 1 = Pouco resultado

Em seguida, analise a frequência com que essas tarefas são feitas do mesmo modo: 3 = Baixa frequência; 2 = Média frequencia; 1 = Alta frequencia.

As atividades listadas como 1 = ( BR) Baixo Resultado e 1 = (AF) Alta Frequência são essas que você deve priorizar para começar a contratar ou terceirizar pessoas para executar.

Crescer seu negócio e trabalhar menos

VOCÊ é o funcionário mais caro da sua empresa, por isso cada vez que você perde tempo fazendo tarefas que geram pouco resultado você está literalmente jogando dinheiro fora.

Um empregado tem pouca alavancagem, porque é pago somente por seus resultados individuais. Um empresário é pago em cima dos resultados de toda a equipe. Quanto mais eficaz sua equipe, maior será a sua alavancagem.

Share

Comente com Facebook

Share