Quer ter mais sucesso ? Vença o medo.

Share

Captura de Tela 2016-03-26 às 19.21.41

Vencer o medo não é fácil, mas é fundamental para o seu sucesso. O medo pode te impedir de fazer uma ligação para um cliente, falar com um possível investidor, marcar uma reunião com um parceiro, investir num novo negócio.

O medo costuma manter as pessoas presas e incapazes de dar o próximo passo. Outra dia num dos encontros com meu grupo de mentoria uma pessoa me perguntou:
“Sandro, como você lida com o medo ?”

Eu sei muito sobre o medo.

Quando eu tinha 13 anos, nós moravamos num conjunto habitacional que se transformou numa favela no subúrbio do Rio de Janeiro. Um dia numa véspera de Natal estávamos em casa quando começou um tiroteio e ouvimos uns gritos.
Na janela em frente a vizinha pedia ajuda dizendo que seu filho, meu amigo, havia sido baleado quanto foi na rua jogar o lixo fora. Ele tinha 12 anos e acabou morrendo.

Desde então fui tomado de medo de que algo assim pudesse acontecer comigo ou com meu irmão. E só pensava que tinha que sair dali.

Comecei a vender jornais e outras coisas que encontrava no ferro velho, vendi picolé na rua e ficava atento a toda oportunidade que tinha de arrumar algum trabalho que me permitisse fazer algum dinheiro.

Lia tudo que podia, conversava com todos que encontrava em busca de oportunidades e quando as encontrava dava o melhor de mim, sem hora para terminar qualquer trabalho.

E foi assim que acabei me passando num processo seletivo para trainee de um grande banco e depois me tornei um dos executivos mais jovens da instituição no país.

Anos mais tarde quando minha esposa engravidou do meu primeiro filho, eu tinha pouco mais de 20 anos e a empresa que eu trabalhava havia fechado as portas e eu estava com muito medo.

Consegui um novo emprego de meio expediente pela manhã, trabalhava como representante de vendas de outra empresa à tarde e entre as 11 hrs da noite até às 4 da manhã viajava 200 quilômetros para supervisionar uma campanha de merchandising que acontecia em bares e boates das praias do Rio.

O nosso sucesso ou fracasso vem diretamente da forma que lidamos com medo.
A forma que sempre lidei com o medo foi agindo tão intensamente que o medo não teve espaço para crescer dentro de mim.

Eu garanto a você. Ter medo é normal.

Mesmo nos dias de hoje ainda sinto medo a todo tempo, mas ao invés de deixar o medo me segurar uso ele como combustível para chegar onde quero e transformar o problema em solução.

Quando você faz isso o medo te torna mais forte, mais claro e mais seguro. Você começa a olhar para as coisas que te deixam assustados e vê nelas uma oportunidade para assumir mais riscos.

Aqui um exercíco simples sobre como enfrentar seus medos e assumir o controle do seu sucesso:

Anote seus objetivos
Faça uma lista dos seus medos.

Ao escrever seus medos você vai poder olhar para eles e ver como eles se tornaram uma parede entre você e seus objetivos. A partir daí você deve assumir toda a responsabilidade por ficar paralisado e não avançar em direção a suas metas, porque se deixou abater pelo medo.

Se você quer mais liberdade, mais dinheiro, mais riqueza e sucesso em sua vida, deve aprender a usar o medo como combustível para ir em frente.

Derrube as paredes do medo uma a uma, aja de forma intensa como se sua vida dependesse disso. Não é fácil, você vai ficar cansado e querer desistir mas siga em frente. Eu já estive aí e sei como é.

Se você for realmente honesto com você mesmo e assumir seus medos vai perceber que quando você faz aquilo que está com medo com o tempo vai se tornando mais forte, mais seguro e muitas oportunidades vão chegar para você.

Pense Grande,

SS

Share

Comente com Facebook

Share